Heineken se destaca em ranking global de inclusão

Heineken se destaca em ranking global de inclusão

A Heineken foi destacada no Brand Inclusion Index (BII) 2024, elaborado pela Kantar, como a única marca de cerveja presente no ranking global que avalia a percepção dos consumidores sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI). A cervejaria ocupa a 20ª posição na pesquisa, que mede o que o público vê, sente e pensa sobre as marcas em relação a essas práticas.

Liderança de marcas globais no índice de inclusão

O BII 2024 revelou que Google, Amazon e Nike ocupam as três primeiras posições no ranking das marcas mais inclusivas. Seguem-se Dove, McDonald’s e Netflix. Entre as dez primeiras, também aparecem Coca-Cola, Adidas, Disney e Apple.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa ouviu mais de 23 mil consumidores em 18 países, analisando o que os consumidores veem, sentem e pensam sobre o compromisso das marcas com DEI. No Brasil, o levantamento foi realizado com 1.012 indivíduos de quatro grupos sub-representados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência (PCDs) e comunidade LGBTQIA+.

Impacto financeiro da não inclusão

O estudo aponta que marcas que não investem na inclusão de públicos diversos podem perder um mercado bilionário. O impacto financeiro da não inclusão reflete o poder de consumo desses grupos, que buscam empresas alinhadas com seus valores.

Percepção dos consumidores sobre o mercado de cerveja

Apesar dos investimentos em publicidade e imagem, os consumidores ainda consideram insuficientes as ações concretas do setor cervejeiro para promover diversidade, equidade e inclusão. Conforme a pesquisa, consumidores geralmente percebem que as marcas de cerveja estão concentrando esforços para serem mais inclusivas, respeitosas e acessíveis. No entanto, eles frequentemente não veem essas marcas tomando ações concretas em favor de comunidades sub-representadas, seja apoiando comunidades e instituições ou internamente nas empresas.

Oportunidades para o setor cervejeiro

O Carnaval é apontado como um momento propício para mostrar diversidade e inclusão em peças publicitárias. No entanto, as cervejarias ainda precisam investir em ações concretas e nos bastidores para promover a inclusão de forma efetiva.

Relevância das marcas de cerveja no Brasil

As cervejas são destaque no Brasil quando o assunto são marcas fortes, representando 22% do valor total do ranking brasileiro e crescendo 3%.

Compromissos da Heineken com a diversidade e inclusão

Em junho de 2023, o Grupo Heineken aderiu aos 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, reforçando seu compromisso com a promoção de um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas. Essa iniciativa reflete o papel da empresa como agente de transformação social, buscando inspirar e mobilizar outros setores do mercado e da sociedade na proteção dos direitos humanos da população LGBTQIA+.

A inclusão e a diversidade são fatores essenciais para o sucesso das marcas no mercado atual. A presença da Heineken no Brand Inclusion Index 2024 destaca a importância de ações concretas e contínuas em prol da diversidade, equidade e inclusão, servindo de exemplo para outras empresas do setor cervejeiro e de diferentes segmentos.

Deixe um comentário

Carregando o próximo artigo...
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...