As câmeras estão ligadas, e a diversidade tá no centro do palco! O Festival Close chega à sua segunda edição em Manaus, pronto para celebrar o cinema LGBTQIA+ com ainda mais impacto e visibilidade. Realizadores audiovisuais já podem inscrever suas obras a partir desta quarta-feira, 2 de abril de 2025, concorrendo em categorias que exaltam narrativas LGBTQIA+ e reforçam a potência do audiovisual na representatividade da comunidade.
Nesta edição, o festival conta com três mostras principais:
As inscrições devem ser feitas através do link disponível na bio do Instagram oficial do festival, @closecinefestival. No mesmo link, os participantes podem acessar o regulamento completo do evento.
Idealizado por Wallace Abreu, o Festival Close agora integra oficialmente as atividades do Mês do Orgulho LGBTQIA+ em Manaus. O evento acontece na primeira semana de junho em um teatro no centro da capital amazonense, consolidando-se como um dos mais importantes festivais audiovisuais da região.
“Estamos muito felizes com a repercussão e os resultados do primeiro ‘Close’, em 2024. Alcançamos números muito maiores do que o esperado, desde as obras inscritas até com relação à presença do público. Para este ano, esperamos manter o que já conquistamos, ampliando ainda mais a marca do evento no cenário dos festivais audiovisuais do Brasil.” — Wallace Abreu
Podem se inscrever produtores e realizadores audiovisuais maiores de 18 anos, com videoclipes e curtas-metragens finalizados a partir de 1º de janeiro de 2023, com duração máxima de 25 minutos (incluindo créditos). No ato da inscrição, os participantes devem fornecer um link para visualização ou download da obra, acompanhado de senha de acesso, se aplicável.
Obras em idiomas diferentes do português serão aceitas somente se contarem com versão dublada ou legendada. Todas as inscrições serão analisadas por uma comissão de seleção, que avaliará os critérios artísticos e técnicos.
A Mostra Óscar Ramos de Videoclipes foi incluída nesta edição atendendo a pedidos do público. Esse projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Edital LGBTQIA+ N°003/2024, viabilizado pelo Conselho Municipal de Cultura/Prefeitura de Manaus.
“Uma das principais solicitações que recebemos durante a realização da primeira edição do festival foi a inclusão de uma mostra de videoclipes. Agora estamos bem empolgados para receber esse material e montar a programação com os selecionados.” — Wallace Abreu
A lista de selecionados será divulgada até 17 de maio de 2025. Após a divulgação, os responsáveis pelas inscrições terão cinco dias úteis para enviar o link para download da versão de exibição da obra selecionada.
O Festival Close segue crescendo e se consolidando como um espaço essencial para a valorização do cinema LGBTQIA+. Se você tem uma obra que representa a potência do audiovisual da comunidade, essa é sua chance de brilhar na tela grande!