Feira Cultural LGBTQIA+ de Cidade Tiradentes promove oficina gratuita de primeiros socorros com certificado

Feira Cultural LGBTQIA+ de Cidade Tiradentes promove oficina gratuita de primeiros socorros com certificado

Parceria com a Brigada Solidária leva formação essencial ao público LGBTQIA+ e moradores da periferia com foco em autocuidado, afeto e ação comunitária

Em meio à diversidade de atrações culturais, rodas de conversa e manifestações artísticas, a Feira Cultural LGBTQIA+ de Cidade Tiradentes se destaca também pela potência das ações de formação e fortalecimento comunitário. Neste ano, a programação traz uma atividade de extrema relevância: a Oficina de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, com participação gratuita, certificação e enfoque direto nas urgências da vida periférica.

A atividade será realizada na Casa de Cultura Hip Hop Leste, tradicional espaço de articulação cultural da zona leste paulistana, e é organizada pela OSC Identidade Periférica, em parceria com a Brigada Solidária. O público-alvo principal são pessoas LGBTQIA+ e moradoras(es) da região, mas toda a comunidade é bem-vinda.

Aprender para salvar vidas: conhecimento acessível para todas as pessoas

Durante o curso, serão abordados temas essenciais para o cotidiano da periferia: noções básicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e em espaços públicos, evacuação segura, uso de extintores e atitudes corretas em caso de incêndio. Todo o conteúdo será trabalhado com linguagem acessível, clima de acolhimento e foco no fortalecimento da autonomia coletiva.

Além de oferecer um certificado de participação, a oficina busca criar uma cultura de autocuidado, onde conhecimento salva vidas e fortalece laços de solidariedade. Em um contexto em que o Estado muitas vezes falha em garantir a proteção de territórios periféricos, iniciativas como essa têm valor transformador.

A resistência também é feita de cuidado

oficina-primeiros-socorros-lgbtqia-zona-leste

“A periferia tem urgência em acessar esse tipo de conhecimento, e quando isso acontece num espaço de celebração, afeto e resistência, como a nossa feira, o impacto é ainda maior. Estamos falando de salvar vidas, de fortalecer vínculos e de mostrar que o autocuidado também é uma forma de luta.”
— Wellington Matos, presidente da OSC Identidade Periférica

Serviço

  • Oficina de Prevenção de Acidentes e Curso de Brigada Voluntária de Incêndio
  • Data: 19 de abril de 2025 (sábado)
  • Horário: 15h
  • Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste – Cidade Tiradentes
  • Endereço: Rua Sara Kubistckek, 165 A
  • Atividade gratuita e com certificado (30 vagas)
  • Inscrições e informações: @identidadeperiferica_br

Quando o conhecimento chega com afeto e resistência, ele transforma realidades. A Feira Cultural LGBTQIA+ de Cidade Tiradentes mostra, mais uma vez, que a luta por dignidade e autonomia também passa pela educação, pelo cuidado e pela coletividade.

Deixe um comentário

Carregando o próximo artigo...
Search
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...