A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2025, destinado exclusivamente a pessoas transgênero, transexuais e travestis. Esta iniciativa visa ampliar as ações afirmativas da instituição, promovendo maior inclusão no ensino superior.
O PSE Transgênero UFRA 2025 oferece 46 vagas distribuídas em 42 cursos de graduação nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. As vagas correspondem a 2% do total ofertado pela universidade. Caso não sejam preenchidas, retornarão ao banco de vagas da instituição.
Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2024, com nota mínima de 450 pontos e sem ter zerado a redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de maio pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA).
No momento da inscrição, os candidatos devem anexar, em um único arquivo PDF:
Autodeclaração de Pessoa Transgênero (disponível no Anexo II do edital), assinada pelo candidato;
Documento de Registro Geral (RG) com nome social ou certidão de inteiro teor com averbação, juntamente com o RG atualizado; ou
Protocolo de RG ou da solicitação de retificação de certidão de nascimento, juntamente com o RG. A cópia do documento original deve ser entregue até seis meses após o ingresso.
A UFRA adotou essa medida após recomendação do Ministério Público do Pará. Um Grupo de Trabalho, composto por 12 membros, incluindo docentes, técnicos e discentes, sendo três pessoas trans, foi responsável pela elaboração da proposta. A resolução foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em dezembro de 2024.
Emilly Cassandra, travesti e aluna do curso de Letras Libras da UFRA, participou do Grupo de Trabalho e destacou a importância da iniciativa: “Existe uma briga nacional para que haja cotas em todas as universidades públicas, para que essas pessoas, que por anos foram massacradas, possam ter direito a uma formação acadêmica e ser futuras professoras, médicas veterinárias, biólogas ou qualquer outra formação que as universidades proporcionem.”
Os aprovados iniciarão o semestre letivo em 19 de maio, juntamente com os calouros do Processo Seletivo Próprio (Prosel UFRA) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As exceções são os cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, que começarão no segundo semestre.
17/03: Publicação do Edital
20/03 a 05/05: Período de inscrições
15/05: Homologação de inscrições
14/04: Divulgação do Resultado
A partir de 15/05: Habilitação da matrícula